sábado, 6 de agosto de 2011

Ativando sua placa wireless no linux

Nas distros atuais, com kernel mais recente associado ao maravilhoso udev, colocar sua placa wireless para funcionar é a coisa mais fácil. A menos que seja um linux purista, que rejeita código binário no kernel, quase não há nada para fazer.

Se esta dica não resolver seu problema, leia a parte 2 aqui.

Em primeiro lugar certifique-se de que a placa está ligada no seu nobo/netbook. Muitas pessoas falham na sua configuração simplesmente por não prestar atenção neste pequeno detalhe:












Em segundo lugar vamos abrir um terminal e ver se ela já foi detectada, mostrando as interfaces de redes ativas:

ubuntu
$ sudo ifconfig

outras
$ su + [senha de root]
# ifconfig

Quando há uma placa wireless no computador, temos três interfaces de rede:
  • "lo", ou loopback, usada pelo próprio computador;
  • "eth0", interface para rede cabeada e 
  • "wlan0", wireless. 
Dependendo da distro a numeração pode variar, como eth1, ou a wireless ter outro nome, como ra0, ath0 etc. E eliminando-se "lo" e "ethX" (onde X=1,2...N) as demais referem-se a interface de rede sem fio. Se ela aparece com o comando "ifconfig", é só configurar a conexão.

Mas se a interface wireless não aparece? Podemos tentar um comando que a ativará manualmente. Se houver um driver no kernel, não há problema nenhum:

ubuntu
$ sudo ifconfig wlan0 up
$ sudo ifconfig

outras
$ su + [senha de root]
# ifconfig wlan0 up
# sudo ifconfig

Se a interface "wlan0" aparecer, basta colocar o comando acima no /etc/rc.local ou equivalente. A cada boot ela estará pronta para conexão:

# ativando rede wifi
ifconfig wlan0 up

Se você chegou até aqui não tem mistério nenhum. Use o aplicativo adequado para configurá-la:

network-manager-gnome









wicd








plasma-widget-networkmanagement








Ou qualquer outro que tiver à mão. Mas se sua placa não tiver suporte, então terá de pedir ajuda especializada!...

Até a próxima dica.
;-))

32 comentários:

  1. O meu terminal fica dizendo que dá um erro cujo seu nome é: SIOCSIFFLAGS: Unknown error 132 poderia me ajudar com isso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso ocorre porque está faltando o firmware de sua placa de rede sem fio.

      qual sua distro, debian? se for debian, stable? Dê resposta p q eu possa dizer como proceder.

      Excluir
  2. wlan0: ERRO enquanto obtinha as opções de interface: Dispositivo inexistente
    O que faço, não consigo nem detectar as redes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra um terminal e digite:

      $ lspci | grep "Network controller"

      creio que seja necessário instalar o firmware, mas tenho de saber qual sua placa.

      qual distro vc usa?

      Excluir
    2. mas nao aparece a rede wlan0... fala que nao existe.. so aparece a eth0 eth1 e lo o que eu faço

      Excluir
    3. luckmanboy@luckman:~$ sudo ifconfig wlan0 up
      wlan0: ERRO ao obter marcadores da interface: Dispositivo inexistente
      luckmanboy@luckman:~$ sudo ifconfig eth1 up
      luckmanboy@luckman:~$ lspci | grep "Network controller"
      02:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)

      Excluir
    4. instale os segintes pacotes: firmware-linux-nonfree, firmware-linux-free e firmware-b43-lpphy-installer. reinicie seu debian

      Excluir
    5. Fiz... mas nao funcionou.. ai atualizei pra versao mais nova... 14.04 agora esta tudo corretamente... obrigado pela ajuda.

      Excluir
  3. Ola amigo! Espero q possa me ajudar... Instalei o kali linux no VMware e me informaram q o kali nao reconhece a placa de rede interna, entao comprei uma placa de rede USB. Agora estou tentando instalar a placa de rede para q o kali a reconheça mais nao estou conseguindo. Sera q poderia me ajudar?
    Sou bem mais bem leigo no linux, nunca mexi com esse sistema entao tem q meio q desenhar pra mim rsrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho experiência com VMWare, mas esse problema deve-se à máquina virtual propriamente dita, não ao kali linux. Dependendo da máquina virtual que use, a USB não é reconhecida.

      Recomendo acessar o site www.vivaolinux.com.br. Lá eles vãolhe ajudar, com certeza. Tem colegas lá com muita experiência em virtualização.

      Um gde abraço e mto obrigado pela visita!

      Volte sempre.
      ;-))

      Excluir
    2. Blz! Vou acessar onde falou...
      Obrigado

      Excluir
  4. Antonio , estou com esse mesmo problema , instalei Debian wheezy stable no me notebook , e o mesmo nã detecta minha placa wirelles.

    Acho que o problema , é a falta do firmware da mesma.

    Como faço para instalar o firmware ?
    grato desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente para complementar , com o comando ifconfig , só detecta a interface "lo" (loopback) .

      Excluir
    2. Acabei de publicar uma dica para ajudar quem passa pelo mesmo problema. Veja em http://va.mu/gQQi.

      Excluir
    3. Vai no site linux dicas e tutoriais, tem um tutorial de 2015 e um de 2016,, pra debian ,, o ique funcionou pra mim foi o de 2015, mas cada caso é um caso, são 3 comandos , um deu erro, mas continuei executando os outros, deu certo, felicidades,

      Excluir
  5. Olá amigos ! Estou com muita dificuldade e conto com vocês ! Tenho um DELL Latitude D420 com a distro BACKBOX instalada (uma distro com base no ubuntu 12.04), não consigo ligar a placa wifi, os drives estão instalados corretamente só que na chave de liga/desliga eu não consigo liga (para que o led do wifi ligue ) bom será que tem como eu automatizar isso ? obrigado a todos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site www.vivaolinux.com.br é o maior em pt_BR. Lá conseguirão ajudá-lo, com certeza. ;-))

      Excluir
  6. Olá gostaria que me ajudassem!
    instalei o Debian no meu notebook, mas ele não está ativando a wifi..como faço pra ativar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisamos saber qual sua placa wifi. abra um terminal e rode o comando "lsusb" e "lspci" sem aspas, e veja se um deles mostra uma linha com as palavras "Wireless Network Adapter" ou algo parecido.
      .
      com esta informação, você pode procurar na internet. de antemão instale os pacote firmware-linux-free, firmware-linux-nonfree, firmware-atheros, firmware-ralink e firmware-realtek.
      .
      reinicie seu pinguim e rode o comando abaixo como root:
      .
      $ su -
      # ifconfig eth0 up
      .
      se não der erro, veja se a interface wifi apareceu:
      .
      # ifconfig | grep wlan0
      .
      se estiver presente, basta configurar sua conexão.

      Excluir
  7. Oie amigo, estou com o mesmo problema que o pessoal de cima, mas creio que um pouco diferente, quando coloco o comando ifconfig no terminal, não aparece o wlan0, apenas o eth1 e o lo, o que faço? agradeço pela atenção desde já.(estou tentando pelo adaptador de rede D-Link usb).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente:

      $ sudo ifconfig wlan0 up

      se não aparecer nenhum erro no terminal, rode o "ifconfig" que aparecerá a interface wifi.

      Excluir
    2. aparece isso: wlan0: ERROR while getting interface flags: No such device, por quê?

      Excluir
    3. veja esta página do google com várias dicas. talvez uma sirva para você. boa sorte: https://goo.gl/2FrWUB

      Excluir
  8. eu uso uma maqina virtual do kali linux 2.0 no vmware workstation e so aparece eth0 e Lo e ja tentei usar ifconfig wlan0 up e nn adianta uq faso....e no meu notebook lista realtek wireles lan me ajuda pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abra um terminal e rode o comando abaixo:
      .
      $ lspci | grep "Wireless Network"
      .
      Deverá aparecer o nome de sua placa wifi. Com esta informação, basta procurar no google "how to enable SUA PLACA WIFI on kali 2.0".
      .
      com certeza aparecerão inúmeras dicas para lhe ajudar. boa sorte!
      .
      ;-P

      Excluir
  9. Respostas
    1. você deve pesquisar qual o chip dele e ativar o módulo respectivo. Não dá para explicar aqui como proceder, sem saber qual é o seu.

      Excluir
  10. Obrigado... consegui fazendo atualização do sistema via Cabo de rede e tido funcionou perfeitamente

    ResponderExcluir
  11. Ola António V. Da Silva, eu escrevo a partir de Angola, quando marco no terminal o comando lspci grep "wireless Network", não aparece o nome da placa mas sim muitas outras informações, o que posso fazer? Parece que o meu pc nao tem a placa wireless mas nos drivers proprietarios mostra a placa Broadcom 802. 11 Linux STA wireless mas nao consigo ativa-la. O que fazer? Sou novo no sistema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja o comando correto:

      lspci | grep "Wireless Network"

      a palavra "Wireless" tem o "W" maiúsculo, e você colocou-o minúsculo. ;-P

      Excluir