sábado, 3 de junho de 2017

Renomeando a Área de Trabalho e as pastas padronizadas no linux

Se você deseja trocar o nome da área de trabalho e de suas pastas, nesta dica mostrarei como se faz. É um pouco trabalhoso, mas foi o método que funcionou comigo.

Como a distro é padronizada para a língua inglesa, ocorre este problema chato. Não basta alterar o arquivo "~/.config/user-dirs.dirs", como acontece em outras distros, como Ubuntu e Debian.

Em primeiro lugar, instale os arquivos abaixo pelo terminal:

$ sudo apt-get install xdg-users-dirs xdg-users-dirs-gtk 

No mesmo terminal, edite o arquivo user-dirs.defaults como mostro abaixo:

$ sudo nano /etc/xdg/user-dirs.defaults 

E acrescente ou modifique as linhas abaixo:

DESKTOP="Área de Trabalho"
PICTURES="Minhas imagens"
VIDEOS="Meus vídeos"
MUSIC="Minhas músicas"
PUBLICSHARE=Dropbox
TEMPLATES="Meus documentos/Modelos"
DOWNLOAD="Meus downloads"
DOCUMENTS="Meus documentos"

Os nomes podem ser simples ou compostos, de sua escolha, ou uma dentro de outra, como em "TEMPLATES". Após esse passo, retorne ao terminal e rode os comandos abaixo:

$ xdg-user-dirs-gtk-update
$ xdg-user-dirs-update 

Agora é só reiniciar a interface gráfica e partir para o abraço. Obviamente você terá de renomeá-las manualmente, se osistema não o fizer automaticamente.

Até a próxima dica!
;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário